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NÍVEL DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ESCOLAS COMO

Nível de consciência ambiental em escolas como
 indicador de sustentabilidade

Júlio César Moschetta da Silva
Solange da Veiga Coutinho

Universidade do Contestado – Campus de Caçador/SC
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RESUMO:

            Este trabalho demonstra os níveis de consciência ambiental entre alunos do ensino fundamental de Caçador, vislumbrando assim o futuro de uma região em relação ao seu grau de sustentabilidade e interação ambiental, fornecendo ainda indicadores que poderão ser utilizados para a elaboração de uma nova metodologia de ensino junto à transversalidade da Educação Ambiental; e também para planejar os caminhos que devem ser seguidos em relação ao plano diretor do município e ao ideal de sustentabilidade desta região. Para tanto, este trabalho enumerou os níveis de consciência quanto às questões ambientais em crianças que freqüentam as 4ªs séries do ensino fundamental do município em questão. Das trinta e três escolas com 4ª série existentes em Caçador, vinte e nove escolas responderam ao questionário. Foram obtidos 87,9% de envolvimento dos alunos. Este índice demonstra a preocupação das escolas (no entanto, utilizando-se de metodologia não eficiente), em repassar aos seus alunos, informações ambientais, visando à formação de adultos conscientizados. Entre o total de alunos participantes, 21% atingiram um nível ótimo para a faixa de escolaridade pesquisada, 47% atingiram nível bom e 32% um nível ruim. Pode-se visualizar que há mais alunos com um nível baixo de consciência do que ao contrário; constatando a necessidade de revisar os métodos de educação ambiental propostos pelos professores. O futuro da sustentabilidade deve ver revisto com urgência, pois o caminho para o mesmo depende da educação de base.