Objetivos

REASul

A Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul) foi criada em abril de 2002, e fortaleceu-se com a aprovação do projeto Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul, financiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

A REASul é uma rede social resultante da articulação coletiva de pessoas e instituições com objetivos compartilhados que conectam presencial e virtualmente educadores, pesquisadores, gestores de políticas públicas, técnicos e participantes de ONGs, OSCIPs e movimentos sociais.

Se você ou sua instituição querem participar da rede e disponibilizar seus dados no SIBEA, acesse o site (www.reasul.univali.br) e cadastre seus dados, os da instituição e suas ações em EA. Além disso o site também é um ambiente de aprendizagem cooperativa em EA para difusão de informações (notícias, eventos), conhecimentos, práticas educacionais e desenvolvimento de metodologias em EA.

Promove Oficinas de formação de facilitadores para redes, Atualização e Aperfeiçoamento em EA e gerenciamento ambiental para docentes, gestores de políticas públicas e participantes de movimentos sociais.

Apoia encontros, Seminários, e discussões de Grupos de Trabalho (GT), de forma presencial e através de listas eletrônicas e fóruns de discussão;

Busca também a formação, ampliação e fortalecimento de elos e redes estaduais e redes temáticas, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Embora a região Sul do país apresente bons índices de desenvolvimento econômico, no espaço urbano vem aumentando as manifestações de violência, crescimento da pobreza e da exclusão sociais, que se refletem no crescimento da problemática ambiental.

O processo de ocupação humana pelas migrações internas, a urbanização crescente, aliado à especulação imobiliária, e as deficiências na educação, vêm gerando problemas ambientais, sociais e econômicos, muitas vezes irreversíveis, e alterações na paisagem costeira, o que pode comprometer o próprio turismo da região Sul. Da mesma forma, aumentam a poluição marinha e das praias por esgotos trazidos pelos rios.

Na região existem projetos e programas desenvolvidos por universidades, ONGs e outras entidades, mas que não apresentam uma articulação interinstitucional. O projeto Tecendo redes de educação ambiental na região sul, tem por objetivos, integrar as ações em Educação Ambiental (EA) no âmbito dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através da criação e consolidação de uma Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul).